terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Atividade 5

A gestão democrática tem se tornado um dos motivos mais freqüentes, na área educacional, de debates, reflexões e iniciativas públicas, a fim de dar seqüência a um princípio posto constitucionalmente e reposto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.Nesse sentido, reflita e poste suas considerações a respeito do parágrafo abaixo"
"A gestão implica um ou mais interlocutores com os quais se dialoga pela arte de interrogar e pela paciência em buscar respostas que possam auxiliar no governo da educação, segundo a justiça. Nesta perspectiva, a gestão implica o diálogo como forma superior de encontro das pessoas e solução dos conflitos."
Gestão Democrática é gestão de autoridade compartilhada, a qual implica em transparência, competência e liderança.
Para alcançarmos a tão sonhada democratização da escola é necessário definir claramente a função social da escola, bem como buscar a máxima participação de todos os segmentos da comunidade escolar, visando a interação, sensibilização e destreza, a fim de assegurar a gestão democrática, possibilitando o envolvimento no processo de tomada de decisões, bem como no funcionamento da organização escolar.
Acredito que o diálogo é um dos mecanismos de maior importância da gestão, pois com a participação nas decisões, há influência na qualidade e sucesso educacional.

3 comentários:

Daiane M. disse...

É verdade Juci, nada melhor do que o diálogo sensato e participativo para se chegar as melhores deciões.
Ter noção de nossos acertos e erros é o essencial para crescermos enquanto equipe democrática.

Bks

Rejane Cenci disse...

Muito interessantes suas colocações, realmente o diálogo é a melhor forma de fazer acontecer a democracia e melhor não só a educação, mas a qualidade de vida das pessoas....Parabéns!

JACIRA DE AVILA disse...

Como sabemos, a democracia existe quando o poder emana do povo, ou seja, o poder não está concentrado em uma ou algumas pessoas. Partindo desse ponto de vista, qual a maneira de fazer com que o povo usufrua deste poder? E na educação? Como fazer com que todos os envolvidos com a educação participem da gestão?
A resposta é muito simples: Diálogo...Deve-se ouvir as idéias de todos e discutilá-las.